sexta-feira, 25 de abril de 2008

Olho Mágico - UOL Últimas Notícias - Olho Mágico - Álbum de Fotos

Olho Mágico - UOL Últimas Notícias - Olho Mágico - Álbum de Fotos

A VIDA COMO ELA É

Em tempos tão sombrios, vale a pena recorrer à Arte, ao Esporte e aos exercícios físicos, emocionais e espirituais. Em outras palavras, leitor amigo: pedale, dance, caminhe, limpe a casa, lave o carro, dê banho no cachorro, encontre amigos, medite, reze, sorria e se cuide!
São dicas que nem sempre seguimos porque frente às más notícias que nos assolam, tendemos a criar uma defesa que pode ser reconhecida na contemporaneidade como a frieza, a solidão, a ironia, o descaso, a raiva e a violência. Em doses pequenas, nenhuma delas é prejudicial, mas como é massiva a quantidade de informações horríveis que recebemos, obviamente, com igual intensidade nos protegemos.
E aí está o mal do ser humano contemporâneo: ele só se defende! O problema é que quanto mais defesas criamos, mais forte fica cada um dos sintomas que citei!
O problema é de mão dupla: tanto delegamos aos profissionais de saúde (seja ela qual for) as nossas responsabilidades, como também não os procuramos! Essa ausência tanto de responsabilidade como de correção no tratamento (algo como ir tratar com o cardiologista uma cárie, por exemplo), nos afasta de vivências mais sadias, tranquilas e naturais.
Sim, naturais! Nós seremos humanos fomos feitos para o prazer! O embate existencial está no fato de que não há criatura no mundo que deseje sofrer! Por sofrer, a cultura atual entende que é ausência de prazer! Aí as coisas complicam, porque a vida tem seus momentos de dor e de não prazer! É preciso buscarmos o equilíbrio (por busca, entenda que o equilíbrio não é dado, e se alcançado, exige manutenção), por prazer e por força para suportar! Suportar: boa palavra! Vem de suporte, de sermos capazes de suportarmos a nós mesmos! Só isso poderá manter o nosso convívio com o outro intenso e verdadeiro! Chega de tolerância! A tolerância me soa quase que como um ódio disfarçado, mantido perante a lei. Isso não é relação com o outro! Isso não é saúde!
Diga sim à convivência, caro leitor! Conviva bem com você, com seus próximos, com o mundo! Que apesar dos notíciarios tem arte, beleza, cor, sabor e muita gente que vale a pena ser conhecida! Pense nisso! Se por um acaso precisar de suporte, busque o especialista que lhe é mais indicado! Se seu problema é falta de carinho, brinque com um cachorro, ligue para alguém querido, escreva... se estiver deprimido, ansioso, vá atrás de quem pode ajudá-lo!
"CUIDE-SE E VERÁ TODO O SEU SELF AO SEU REDOR"

Nenhum comentário: