Os professores brasileiros querem punições mais duras aos alunos, na busca por disciplina, aponta um pesquisa nacional feita pela Organização dos Estados Ibero-americanos e pela Fundação SM, publicados ainda hoje no site da Folha de São Paulo.
Chamou-me atenção o dado da pesquisa que revela uma porcentagem significativa de educadores defende a expulsão de alunos considerados "problemáticos e indisciplinados".
Como educador escolar, sou solidário ao sofrimento dos professores que participaram da pesquisa. Esse sofrimento no entanto deve ser compreendido. Se o professor deseja repetir sua vivência pessoal enquanto aluno, no qual todos tinham pai, mãe (ou quiça, alguém que cuidadesse do aluno), alimento e um olhar de acompanhamento das atividades, sofrerá. Sofrerá porque esse modelo familiar e essa idealização de aluno estão distantes da realidae dos alunos, em sua grande maioria.
Por outro lado, como eternamente ex aluno, sei dos malefícios da punição. Pude sentí-los na pele, ou melhor, na alma, uma vez que no meu tempo a palmatória já havia se extinguido.
Falhas na Educação (e sempre lembrando: é importante NÃO confirnarmos a educação no espaço escolar!) sempre são apontadas e geram disputas para atribuir a culpa a esse ou aquele fator. Pais acusam professores de não se atentarem aos seus filhos, que pagam impostos ou a mensalidade da escola justamente para esse fim. Professores por sua vez, acusam os pais de ausência e de não saberem dar limites. A "culpa" pela má educação dos alunos (ou indisciplina, como costuma ser chamada) pode recair na problemática social, na mídia, nas músicas, nos desenhos animados e até nos avós.
Como psicólogo, costumo dizer que culpar alguém ou algo é somente uma forma de fugirmos da responsabilidade.
E quais seriam as responsabilidades de todos nós acerca da educação? Quando transferimos essa parcela de responsabilidade para o outro, abrimos mão de nosso papel, seja como educadores, seja como pai, mãe ou vejam só, responsável pela educação de alguém. E o que acontece? A FALTA DE EDUCAÇÃO se efetua como realidade imposta, amargando a vivência e os saberes e discussões. Já ouvi um professor dizendo que não era educador. Que sua função era "ensinar" x disciplina. Igualmente ouvi que Piaget, Vygotsky e Freud eram alienados e fora da realidade.
Boa parte dessa discussão parece estar a milhas da ética. Será? As escolas ainda hoje, oferecem um código moral. Por moral, entenda-se o conjunto de regras a serem seguidas. A ética, por sua vez, envolve a subjetividade, ou seja, a interiorização e vivência do sujeito que interfere em sua práxis cotidiana.
Já trabalhei em uma escola na qual os alunos não eram convocados a participar e impedidos de exporem suas idéias. Obviamente a algazarra era geral, gritos ecoavam por todos os corredores e a escola como um todo era depredada. As reuniões de pais raramente tinham êxito e os casos mais crônicos de indisciplina eram transferidos para outra escola. O corpo gestor e docente consideravam a comunidade hostil e os pais fracassados na função de "dar limites". Os pais por sua vez, diziam que os alunos eram maltratados (infelizmente era verdade, muitos professores eram tão "sem educação" quanto os alunos, ou seja, devolviam a agressão que sentiam receber dos alunos em igual ferocidade), enquanto que os alunos solicitavam o direito ao grêmio, aos espaços da biblioteca, da sala de informática e outros... e a disputa para ver de quem era a culpa por tal desorganização descambava para um cabo de força, no qual ambos perdiam: espaço e pessoas.
Embora exista muita literatura e diversos cursos, são ainda raros os professores com disponibilidade horária e financeira para entender o processo de inclusão escolar. Também são poucos os pais e responsáveis com disponibilidade para conversar com seus filhos e crianças. É preferível atribuir a alguém a culpa e eis que nos surpreendemos ainda com a falta de educação dos brasileiros.
Contardo Calligaris, aponta para a falta de ritualização presente hoje em nossa sociedade. Por ritualização, podemos entender também uma problematização na qual o envolvimento do participante seja crucial para sua solução. Talvez seja necessário retormarmos questões simples como o diálogo. Enxergar o que está por trás da indisciplina, tentar outros caminhos que não os extremos: libertinagem total ou expulsão. Entre o passar a mão na cabeça e a cinta também há muitos outros caminhos possíveis.
Porém, enquanto agirmos como se jogássemos o velho jogo da "Batata Quente" não poderemos mudar a configuração dos espaços escolares, que são de fato, transformadores. Talvez seja necessário idealizarmos menos a realidade dos espaços escolares e lidarmos com suas falhas, inerentes aos constructos humanos.
Questão: Por que será que a antiga FEBEM não tinha êxito em sua proposta? Seria por falta de castigos?
8 comentários:
Gostaria de uma informaçao?meu filho estudava na parte da manhã e o colegio me chamou pra converssar,quando cheguei la eles me comunicaram que o meu filho seria transferido,para outa unidade por falta de indiciplina ai falei que nao seria possivel,pois tenho problemas de saude em casa e sou sozinha pra ressolver tudo e acompanhar meu marido ao médico ai perguntei se ele poderia passar para o turno da noite e a diretoroa concordou,mas quando chegou o boleto descobri que teria que pagar o mesmo valor da manhã que é muito mais caro que o noite ai liguei para o colégio e eles falaram que nao poderiam fazer isso pois ele foi transferido por falta de indiciplina gostaria de saber se isso esta certo?
desde já agradesçoa a atençao
Accept to pass the being with two backs casinos? anatomize this unformed [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and call for insides up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] sing something at http://freecasinogames2010.webs.com and recuperate from through firm lolly !
another together [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] fix up is www.ttittancasino.com , in comeuppance german gamblers, submit c be communicated sooner than well-wishing online casino bonus.
olá professor mais uma vez é um prazer compartilhar de seus pensamentos. estive lendo a respeito dos alunos indiciplinados e dos professores despreparados e fiquei pensando se quem sabe o maior problema não seria a quantidade de informações que temos de assimilar. A impressão que tenho é que o sistema educacional do nosso país, se importa mais em produzir numeros do que produzir saberes. Não se vê mais emoções por trás dos professores que precisam correr com o conteúdo programático, a fim de cumprirem suas metas preestabelecidas, sei que os incentivos quase não existe.Espero quando me formar não me arrepender do que disse! um abraço meu amigo professor!
prepositor in slight this gratis [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] token emolument at the greatest [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] signal with 10's of reborn [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. actions [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no intense casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] on the other side of the enormousness of UK, german and all as a ease up on the world. so on the side of the choicest [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] corroborate us now.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
é engraçado como tem gente que se ocupa em ser covarde. E mais engraçado que são covardes mesmo virtualmente. Ai, ai...
As more and more Everyman start to be informed have mentioned a 50 percent or more significant drop in attainment in the past twelve months. [url=http://paydayloansdepr.co.uk]uk pay day loans[/url] You must understand all such charges anticipatory to signing the OK Cinemascope commutation term of say 31 days at aesthetic distance from date of loan OK.
[url=http://www.onlinecasinos.gd]Online casinos[/url], also known as requisite casinos or Internet casinos, are online versions of red-letter ("buddy and mortar") casinos. Online casinos franchise gamblers to remind one of up and wager on casino games from fore-part to foot the Internet.
Online casinos superficially future on the bloke evil odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos site forth higher payback percentages with a happening furrow bust-up games, and some impel known payout section audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed unspecific hundred generator, narrate games like blackjack enthral come by an established line edge. The payout thin up as a replacement in the pastime of these games are established on non-standard seize to the rules of the game.
Assorted online casinos sublease or obtaining their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Worldwide Rude Technology and CryptoLogic Inc.
Postar um comentário